Home > Ler sobre a casa > 5 Dicas sobre a casa para começares bem o ano

5 Dicas sobre a casa para começares bem o ano

Foto de 5 Dicas sobre a casa para começares bem o ano
Chegou o momento para planeares o futuro e plantares cuidadosamente na tua casa, e na tua vida, a semente daquilo que queres ver germinar em 2018. Deixa para trás o que já não te faz falta e cria espaço para receber as novas oportunidades.

Partilha este artigo

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Blogger

O novo ano está aí e com ele aquela voz interna que questiona tudo. Será que estou no caminho certo? O que devo mudar na minha vida? Preciso de largar alguma coisa? É este o rumo que quero manter? O que desejo verdadeiramente?

Se já antes colocaste estas perguntas, provavelmente sentirás que elas se intensificam nesta altura. E não tem a ver apenas com o facto do ano mudar no calendário. Na realidade, com o Inverno e o tempo mais frio, a energia é de recolhimento e introspecção, incentivando-te a olhares para dentro e a reavaliares o que se passa na tua vida. É a ocasião perfeita para determinares o que queres manter para te acompanhar em 2018 e preparares este ciclo que começa a desenhar-se lentamente.

A tua casa surge agora mais próxima de ti. Se a tua energia está mais interna, a da tua casa também, estabelecendo-se entre vocês uma ligação ainda mais íntima. Observar tudo o que nela existe e garantir que está de acordo com o que pretendes é o teu desafio dos próximos tempos, se decidires aceitá-lo. Chegou o momento chave para deixares para trás o que já não te faz falta e criares espaço para receber as novas oportunidades e bênçãos que tanto aguardas. Ainda que possa parecer um processo árduo, mudanças simples irão ajudar-te a cumprires os teus planos. 

1. OBSERVA A CASA: Tudo o que existe e guardas na tua casa vai influenciar a tua inspiração e o teu bem estar, mas também determinar se estás a atrair para ti o que desejas. Podes começar por observar o que existe em cada divisão, uma a uma. É uma ótima oportunidade para abrires aquelas gavetas fechadas há demasiado tempo, vasculhares os armários em busca de roupas esquecidas e de passares as estantes a pente fino atrás de memórias que talvez precisem de ser libertadas. Vais surpreender-te com as tuas descobertas!

2. LIBERTA O QUE ESTÁ A MAIS: Libertares a casa do que já não faz sentido para ti e que já não queres que faça parte da tua vida é o primeiro passo para colocares os teus planos em acção. Aos poucos, podes identificar e agrupar o que sentes estar a mais e que deve seguir viagem. Tanto pode ser algo que representa um episódio menos bom, um relacionamento antigo que já não queres para ti, um trabalho que gostavas de largar ou ainda algo que não é teu e que te provoca uma sensação desagradável. Se não é a tua cara, então não mantenhas por perto.

3. MANTÉM EM DESTAQUE O IMPORTANTE: Além de ires ao encontro do que precisa de sair da tua casa, também vais acabar por te cruzar com o mais importante para ti e que precisa de ficar. Dar expressão e colocar à vista o que te inspira e o que queres ver florescer na tua vida, é uma ótima maneira de manteres o foco no que realmente interessa e de ativares o que desejas. Se estás a dedicar-te a uma área profissional que queres desenvolver, podes reunir tudo o que se relaciona com ela e trazer para um lugar de destaque, onde essa energia brilhe e ganhe protagonismo. Chega de deixares o melhor de ti escondido ou arrumado em locais inacessíveis.

4. CRIA ESPAÇO PARA O NOVO: As novas oportunidades só aparecem quando estás disponível para elas e quando a tua casa tem espaço para as receber. Uma casa cheia de coisas que já não servem, não tem lugar para coisas novas. E tu também não. Ao começares a libertar a casa de excessos, vais notar que algumas áreas ficam mais livres e desimpedidas. E isso é crucial se desejas mudanças a acontecer na tua vida. Aliás, podes intencionalmente manter alguns espaços desocupados para as bênçãos que estão para vir.

5. PLANEIA O FUTURO: Chegou o momento para planeares o futuro e plantares cuidadosamente na tua casa, e na tua vida, a semente daquilo que queres ver germinar no próximo ano. Para tal, criares um sítio confortável e aconchegante onde possas refletir, meditar e definir as tuas metas é vital e é um excelente começo.

(artigo publicado no Nº2 da revista online Vento e Água, 21 Dezembro 2017)


Recebe as novidades no teu email