Home > Ler sobre a casa > Dá vida ao teu espelho!

Dá vida ao teu espelho!

Foto de Dá vida ao teu espelho!
O espelho reflete a tua identidade e tem a capacidade de influenciar a maneira como te expressas e a perspetiva que tens sobre ti. Descobre se os teus espelhos te estão a limitar ou a expandir!

Partilha este artigo

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Blogger

Um espelho reflete o que vê à sua maneira e no seu estilo muito próprio. Reflete luz, pessoas, espaços, paisagens e tudo o que com ele se cruzar. E, dependendo das suas características e da forma como se posiciona no espaço, tem a capacidade de influenciar a perspectiva da realidade de quem o observa. Não há um reflexo igual ao outro. Se o espelho for amplo, a realidade tende a expandir. Se tiver uma forma redonda, permanece focada. Se for estreito, fica bastante mais apertada. Se estiver partido, divide-se. E isto é particularmente relevante quando o espelho te está a refletir a ti.

Ao te colocares em frente a um espelho ou ao passares simplesmente por ele, uma imagem tua é criada. Além de ficares com uma ideia da tua aparência e do teu corpo, o espelho reflete muitas outras facetas da tua identidade, algumas apenas visíveis pelo teu subconsciente. Através do reflexo, o espelho mostra-te quem és e como te expressas na tua vida. Imagina que te vestes todos os dias em frente a um espelho onde não te consegues ver bem ou que precisas de te baixar sempre que queres usar o espelho da casa de banho. Naturalmente, o tipo de espelho que escolhes pode limitar ou expandir a forma como te vês, te aceitas e te reconheces. E vai, inevitavelmente, afetar-te.

A forma como te vês refletido/a no espelho, afecta-te Jan Cisek, MSc Environmental Psychology

Deixo-te aqui as 5 perguntas para fazeres a cada um dos teus espelhos:

1. Tem o teu tamanho? Um espelho muito pequeno transmite a sensação de falta de espaço, tal como um grande demais pode criar desorientação. No primeiro, a tua identidade reduz. No segundo, perde-se. De uma forma geral, se existir uma área livre à volta do teu reflexo, seja ele de corpo inteiro ou não, a mensagem passa a ser de liberdade, movimento e expansão. Pode ainda acontecer o espelho não refletir os teus olhos ou uma parte da tua cara, “cortando” assim algo de ti.

2. Está desenhado à tua imagem? A forma do espelho depende do teu gosto, mas também do efeito que pretendes. Se for regular, dá-te mais estrutura e uma perspetiva clara. Se for irregular, a imagem torna-se indefinida. Qualquer que seja a forma, um espelho alongado na vertical proporciona-te crescimento e outro mais horizontal transmite-te estabilidade. No caso daqueles espelhos que te dividem ou te reproduzem em múltiplas imagens, acho que consegues imaginar a confusão.

3. É saudável e equilibrado? Um espelho danificado devolve-te uma imagem em más condições. Quer seja por estar partido, riscado, sujo ou ondulado, representa uma realidade magoada, inalcançável, dividida, imperceptível e muitas vezes em falta. Ainda que seja antigo, pode ser sempre um ótimo espelho, desde que cuides dele e garantas que te transmite uma sensação boa. Não te esqueças que a saúde do espelho é também a tua.

4. Vês o reflexo que precisas? Imagina que o espelho te obriga sempre a baixar ou a olhar em direcção ao chão. Ou que está demasiado alto e não te consegues ver. São tudo indícios de que estás a condicionar a tua visão de ti. Se o espelho não te olha de frente, então está na hora de fazer mudanças. 

5. Gostas de te observar nele? O impacto que um determinado espelho tem na tua vida está relacionado com a percepção que tens dele. Gostares ou não, pode fazer toda a diferença. Se gostas, é à partida um bom sinal, mesmo que a imagem possa não ser a ideal para ti. Se não gostas, tens a certeza que o queres?

Para transformares algo na tua vida, substitui ou muda de posição aqueles espelhos que não te transmitem uma mensagem positiva e inspiradora. Vais ganhar uma nova percepção de quem és e conectar-te contigo de uma forma completamente diferente. Se a isso adicionares outros detalhes da tua casa, os resultados vão ser incríveis. Vamos a isso?


Recebe as novidades no teu email