Home > Ler sobre a casa > Gostas da tua casa?

Gostas da tua casa?

Foto de Gostas da tua casa?
Encontrares uma casa que gostas é fundamental. Mas ires transformando a casa onde vives para aprenderes a gostar mais dela é essencial. E, ainda que não seja a casa ideal, a casa onde vives agora é a casa que precisas e que te vai ajudar a mudar a tua vida. 

Partilha este artigo

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Linkedin
  • Tumblr
  • Pinterest
  • Blogger

Perguntar-te se gostas da tua casa é o mesmo que perguntar-te se gostas de ti. Pois, pode não ser uma resposta fácil, mas será certamente muito desafiante e poderá levar-te longe dentro de ti. 

A casa diz muito sobre a imagem que tens de ti, o modo como encaras e lidas com as coisas à tua volta e a qualidade do que estás a viver. Até podes gostar de ti à primeira vista, mas não de tudo. Ou podes identificar algumas qualidades tuas que valorizas muito, mas não te quereres olhar ao espelho. Tal como acontece contigo, com a casa passa-se exatamente o mesmo. Até podes tornar a tua casa deslumbrante e organizada, mas ainda assim não te sentires bem lá e continuares a não gostar do que vês. A tua casa é como a tua pele, onde te podes sentir ou não confortável.

Gostar da casa não significa que esteja tudo bem e que não exista nada para resolver, tal como não gostar dela também não representa um problema por si. São apenas informações que te dizem para onde deves começar a olhar com mais atenção se quiseres mudar a tua vida.

Se gostas da tua casa, significa que a tua relação contigo começa de uma forma saudável. É bom gostarmos de nós e aceitarmos quem somos como um todo, ainda que não gostemos de algumas ou de muitas partes. Se te orgulhas da forma como te apresentas aos outros através da tua casa, é porque de certa forma te identificas com quem és e estás em sintonia contigo. Pelo menos, à primeira vista. Digo isto, porque a superfície tem sempre muito para contar. Certamente que na tua casa, ainda que seja a menina dos teus olhos, haverá uma divisão, um canto ou algo que tu não gostas ou gostarias de ver diferente. Ou ainda sinais que a casa manifesta que já te cansam, como uma torneira a pingar, um eletrodoméstico a avariar a todo a hora, um quarto sempre fechado, um quadro sempre a inclinar, um sítio onde a tralha acumula sempre, entre tantos outros. Ou pode ainda acontecer que mesmo gostando dela, não a consigas transformar num lugar teu. Todos estes aspetos que gostas menos ou te incomodam constantemente representam as áreas da tua vida que precisam da tua dedicação e que devem ser transformadas. Ou seja, ainda que gostes do todo, há trabalho a fazer. 

Se não gostas da tua casa, ou sentes algum tipo de desconforto ou rejeição por ela, é sinal que algo não está tão bem na forma como te aceitas e olhas para ti. Porque não estás a gostar do que vês. Podes até cuidar de ti e conseguir identificar as tuas qualidades e o teu potencial, mas sentires dificuldade em te reconhecer à primeira vista. Se não te queres ver assim, é porque existe algo que não te satisfaz em ti ou que está a manter-te distante de quem és. E o mesmo se expressa na casa. Ainda que cuides bem dela, a mantenhas limpa e organizada e gostes do que lá tens, podes continuar a ter a sensação que ela não corresponde ao que gostavas que ela fosse. Definitivamente, estás a precisar de mudar algo na tua vida.  

A tua casa está à tua espera para te dizer o que precisas de fazer.


Recebe as novidades no teu email